Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos > Projetos 2024 > CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PRESSUPOSTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACESSÍVEIS
Início do conteúdo da página

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PRESSUPOSTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACESSÍVEIS

Criado: Segunda, 29 de Julho de 2024, 14h41 | Acessos: 269

 

Fonte de financiamento: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC)


Coordenadora: Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante


Período: agosto a janeiro de 2025



Descrição:

A oferta do curso de aperfeiçoamento em parceria com a SECADI/MEC em Educação Especial na perspectiva Inclusiva no contexto da Amazônia Paraense, tem o compromisso de contribuir com a qualificação de profissionais da educação para atuar na área de educação especial e no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, integrando o conjunto de políticas públicas almejada por governos municipais e Governo do Estado do Pará. Com a implementação deste curso de aperfeiçoamento, busca-se reafirmar e fortalecer a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), via ação de extensão e pesquisa que possam contribuir com a qualificação do ensino com as dimensões da formação acadêmico-científica, de modo a contribuir com o desenvolvimento de sistemas de ensino inclusivos, propiciando condições de melhorias, bem como dos índices de educação no Pará.

Buscamos propor uma formação em curso de aperfeiçoamento em Educação Especial, que compreenda o cenário de demandas loco regionais na Amazônia Paraense, para a atualização de conhecimentos e literaturas mais recentes sobre o vasto conteúdo que integram a educação especial como área de conhecimento e como campo de aplicação mediando processos de inclusão escolar dos alunos público da educação especial. Baseados na compreensão de que a diversificação dos percursos de escolarização é um ato criativo dos professores, possível de ser concretizado.
Assim, seu intuito é fortalecer a prestação de serviços em educação especial como apoio ao processo de inclusão escolar na educação básica, é premente a oferta de cursos de extensão com carga horária adequada para qualificar recursos humanos na área de educação especial.

Objetivo Geral:

Propiciar um processo de formação continuada fundamentada nos objetivos e princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e das diretrizes legais sobre inclusão e acessibilidade como direito humano oferecido a professores da educação básica para desenvolvimento de sistemas de ensino inclusivos e construção da cultura escolar inclusiva no contexto da Amazônia Paraense.

Objetivos Específicos:

a) Oferecer a oportunidade de acesso à formação específica em nível de aperfeiçoamento na área de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para professores das redes públicas de educação básica;
b) Contribuir com os sistemas de ensino na formação de professores, protagonistas do processo educativo, pautada em uma concepção de formação continuada que contemple a tematização de saberes e práticas num contexto de desenvolvimento profissional permanente;
c) Desenvolver atividades formativas com o propósito de promover saberes e práticas que assegurem o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos alunos público da Educação Especial;
d) Promover espaços de diálogos e trocas de experiências pedagógicas na perspectiva inclusiva.


Integrantes:


Secretária:
Mayra Barbosa Sindeaux Lima


Tradutores e Intérpretes de Libras:
Carla Andreza Correa Reuter
Luiz Felipe Pontes Dias


Audiodescritora:Secretária
Lúcia Cristina Gomes dos Santos

Supervisor de curso:

Professor Formador:
Ana Caroline dos Santos Oliveira
Edson dos Anjos
Henrique Silva de Souza
Leila do Socorro Rodrigues Feio

Professor Pesquisador:
Cecília Farias

Equipe Científica:
Ronaldo Barros Ripardo

Tutores: (em processo)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página